Ácido fólico

O que é o ácido fólico?

O ácido fólico é uma vitamina, também conhecida como vitamina B9, que está presente em vários alimentos, mas que é facilmente modificada quando em contato prolongado com o oxigênio do ar ou temperatura elevada, prejudicando sua ação no organismo.


Qual a importância do ácido fólico em nosso organismo?

A presença adequada de ácido fólico é muito importante nas fases de crescimento e desenvolvimento do corpo humano. Esta vitamina participa da formação e multiplicação de todas as células, incluindo as sanguíneas e as de defesa, e da formação de proteínas.


Quais as fontes naturais de ácido fólico?

 As melhores fontes de ácido fólico são:
• Fígado;
• Feijões roxos;
• Feijões manteiga (fava);
• Vegetais folhosos verde-escuros (como espinafre, aspargo, brócolis);
• Carne magra;
• Batatas;
• Pão integral.

 O preparo destes alimentos deve ser criterioso, pois cerca de 50 a 95% do ácido fólico é oxidado (reage com o oxigênio) e destruído quando o alimento é cozido ou processado.


Quanto de ácido fólico devo ingerir por dia?

Para cada indivíduo há uma quantidade específica de ácido fólico a ser ingerida, que depende dos níveis desta vitamina já presentes no organismo ou até mesmo de sua genética. Portanto, o médico é o profissional mais adequado para estabelecer esta dosagem.


Quais são as causas da deficiência de ácido fólico em nosso organismo?

Algumas causas de deficiência de ácido fólico são:

• Ingestão inadequada da vitamina;
• Situações que aumentam a necessidade desta vitamina pelo corpo, tais como: gravidez, anemias, doenças renais crônicas, dentre outras;
• Uso prolongado de alguns medicamentos, tais como: metotrexato (fármaco utilizado no tratamento da artrite reumatoide); anticoncepcionais, antiácidos, diuréticos, etc.;
• Uso de álcool e cigarro.


Quais são as principais consequências da deficiência de ácido fólico?

As principais consequências da deficiência desta vitamina vão desde as malformações fetais, como os defeitos de fechamento do tubo neural, e distúrbios do crescimento, até anemias e problemas relacionados ao sistema gastrointestinal, como diarreia.


Por que o ácido fólico é importante para a gestante?

Esta vitamina é importante na prevenção de malformações fetais graves, principalmente as cardíacas, faciais (como, por exemplo, lábios leporinos e fendas palatinas) e os defeitos de fechamento do tubo neural, além de casos de Síndrome de Down. Como a demanda de ácido fólico está aumentada durante este período, sua suplementação constitui-se em uma das possibilidades de prevenção.

fenda-palatina


O que são defeitos do fechamento do tubo neural?

 São malformações que ocorrem na fase inicial do desenvolvimento fetal, mais exatamente entre a terceira e a quinta semana de gestação, envolvendo a estrutura que dará origem ao cérebro e à medula espinhal (estrutura responsável por conduzir os impulsos nervosos do cérebro para o corpo e vice-versa).

sistema-nervoso

Como essas malformações se desenvolvem precocemente durante o desenvolvimento do feto, preconiza-se o início da administração do ácido fólico entre três meses a um mês antes da concepção.


Apenas gestantes devem fazer suplementação com ácido fólico?

Não, a suplementação também está indicada em indivíduos que se encaixam em algum(uns) grupo(s) de risco para deficiência desta vitamina, como acima relatados.
Portanto, é muito importante a procura de um médico (ginecologista ou obstetra) por mulheres que planejam engravidar ou que já estão grávidas. Somente ele saberá qual a dosagem ideal de ácido fólico a ser suplementada a cada uma (de acordo com o histórico da paciente), para que esta tenha uma gestação saudável e sem preocupações.

 

 

_______________________________________________________________________________________________

Referências Bibliográficas:

- Shils ME, et al. Modern Nutrition in health and disease. 8ª edição. Lea e Febiger, 1994. Vol I

- Mahan LK, ET AL. Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. 8ª edição. Editora Roca, 1995

- Bunduki V, et al.  Dosagem de Folatos Maternos e Fetais, Séricos e Eritrocitários em Malformações por Defeito de Fechamento do Tubo Neural no Feto. RBGO - v. 20, nº 6, 1998. Pág 335-341

- Aguiar MJB, et al. Defeitos de fechamento do tubo neural e fatores associados em recém-nascidos vivos e natimortos. Jornal de Pediatria - Vol. 79, Nº2, 2003

- Abensur H. Deficiência de ferro na doença renal crônica. Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, 2010; 32. Pág 84-88

- Barkai G, et al. Frequency of Down’s syndrome and neural-tube defects in the same family. The Lancet 2003;361:1331-1335

- RDC 269, de 22 de Setembro de 2005. Regu­lamento Técnico sobre a Ingestão Diária Recomendada (IDR) de Proteína, Vitaminas e Minerais.

 

Imagens:

- Adaptado de Nucleus Medical Media. Spina Bifida. Smart Imagebase. December 10 2012 16:20 EST. Available at:http://ebsco.smartimagebase.com/spina-bifida/view-item?ItemID=4520. Accessed 19 Mar 2013.

- Adaptado de Nucleus Medical Media. The Central Nervous System. Smart Imagebase. January 15 2013 12:15 EST. Available at: http://ebsco.smartimagebase.com/the-central-nervous-system/view-item?ItemID=3655. Accessed 19 Mar 2013.

- http://www.ionline.pt/iciencia/investigadores-espanhois-desenvolvem-novo-tratamento-labio-leporino

Fonte:

© Copyright 2012 Marjan Farma Indústria - Todos os Direitos Reservados

;