Brincar é Importante para o Desenvolvimento Infantil?

Você acha importante que uma criança coma alimentos saudáveis e beba água de qualidade? Acha importante que uma criança tenha acesso a boas escolas, a serviços de saúde capazes de dar atenção e diagnósticos rápidos e precisos? Acha que uma criança deve ser amada, protegida e ter direitos aos seus próprios sonhos e fantasias sem que tenha que trabalhar no sol e na chuva para suprir carências familiares diversas?

Provavelmente você respondeu positivamente a todas essas questões; não é mesmo? Mas, e brincar? Você acha que isso é mesmo importante para as crianças?

Se a sua resposta foi negativa, caro leitor, saiba que você está completamente equivocado. Brincar é tão importante para as crianças como comer ou ter direito a saúde e educação de qualidade. É brincando que a criança se prepara para tornar-se um adulto apto a encarar “de frente” os desafios que virão com a idade adulta e os obstáculos que a vida e as outras pessoas erguerão para evitar a sua passagem. É brincando que as crianças aprendem a respeitar o próximo, a não verem as diferenças como impeditivos e a entenderem que somos uma só espécie e conceitos como raça e cor da pele são inúteis e mentirosos. É através das brincadeiras que ocorre o desenvolvimento infantil.

Além disso, as brincadeiras são responsáveis por promoverem um enorme incremento nas ligações neurais e proporcionarem ao cérebro queimar etapas em seu desenvolvimento. Melhoram a coordenação motora; aumentam a velocidade de raciocínio e facilitam a formulação de ideias e conceitos abstratos; garantem uma melhor qualidade na interação entre a criança e o mundo que a cerca; formam ligações sensoriais e sociais importantes para um correto desenvolvimento da criança como um ser humano pleno e totalmente ciente de seu papel na família, em seu grupo social e no mundo.

Portanto, é imprescindível que as pessoas (e especialmente as mães) compreendam que brincar é muito mais do que simples diversão e uma forma de passar o tempo para as crianças. Brincar é a forma como o cérebro treina o ser humano para a vida adulta e para os desafios que ele deverá enfrentar quando for adulto. É uma forma de podermos experimentar situações e eventos que, de outra forma, seriam impossíveis para uma criança ou envolveriam tabus culturais dos mais diversos. Brincar é tornar-se um ser humano completo e portador de uma personalidade capaz de suportar pressões e desafios; reagindo adequadamente e de forma segura, usando o que “treinou” no passado instintivamente para garantir a vitória nas mais diversas situações.

Brincar é importante para as crianças como o estudo, a saúde e a boa alimentação. Brincar deve ser incentivado e garantido a qualquer criança e os pais e as mães devem sempre ter em mente que uma boa educação e a formação adequada de um adulto plenamente capaz de se transformar num ser humano seguro e feliz passa, invariavelmente, por uma boa e velha brincadeira bem divertida e aparentemente despretensiosa.

Logo, se entregue as brincadeiras que seu filho propõe e dê-lhe a oportunidade de exercitar a criatividade e, principalmente, de se desafiar. Faça com que cada criança sabe que será sempre amada e protegida; mas que terá de empenhar-se nos desafios e “jogos” que a vida apresentar a ela.

E, quando você se for, terá deixado um legado de preparo, felicidade, satisfação e um amor enorme.

Fonte: Globo.com

© Copyright 2012 Marjan Farma Indústria - Todos os Direitos Reservados

;